15/03/09

Outras crianças do Mundo

Até para mim tem sido uma surpresa a reacção do grupo a algumas das temáticas abordadas, se já tinha sido na altura em que abordámos as crianças com defeciência voltaram a sê-lo ao abordar a diversidade de raças.


De forma muito simples a nossa história da Nina, do Nino e do Guau trouxe-nos mais alguns amigos diferentes porque tinham a pele com uma cor diferente da nossa. De uma forma geral conseguiram assimilar essa diferença e ao longo da história foram soltando expressões do género "Lili olha é 'marelo'" e, numa fase posterior, ao serem confrontados com as mesmas imagens sem cor conseguiram ir buscar a cor correspondente para pintar...


Talvez me venham dizer que isso não significa que compreendam que devemos respeitar todos os seres humanos independementemente da cor da pele, e eu direi que concordo mas direi ainda mais convictamente que a semente está lançada, semente da amizade entre crianças diferentes, diferentes da Nina e do Nino que já fazem parte do dia-a-dia da sala, diferentes deles próprios mas que ao serem amigos da Nina e do Nino seriam certamente bem recebidos pelo grupo.

Cabe agora a cada pai, cada mãe, cada família nesta, como em todas as outras áreas, "regar" a semente que plantámos e lembrem-se que nesta idade a terra está mais apta do que nunca para proporcionar o crescimento destas sementes.

Façamos do Mundo um lugar melhor...

Sem comentários: