17/05/09

Fazendo selecção...

Olá amiguinhos.
Os trabalhos que fizemos esta semana foram mais uma vez relacionados com conceitos e escolhas. Tinhamos que escolher apenas uma das imagens consoante aquilo que a Lili nos pedia e depois pintar apenas essa.
Foi difícil, em alguns casos, porque queriamos pintar os dois mas a Lili explicou que apenas íamos pintar um de cada.
Além disso, o modo como pintámos não é o nosso favorativo e para alguns de nós foi um verdadeiro sacrifício. Há alguma piada piada em pintar com lápis e marcadores?...
É muito mais giro pôr as mãos na tinta e sujar tudo... Mas pacientemente a Lili explicou que estamos quase a ir para a sala dos meninos crescidos e por isso temos que aprender a pintar com lápis e marcadores... Convencidos??? Nem por isso.
Nota: Todos os trabalhos foram feitos individualmente para que não houvesse influência de ouvir o outro dizer.
Aqui ficam as provas.
1º trabalho:
Observar as duas fotografias do Pedro e pintar a flor que está "por baixo" (aqui se trabalha um conceito) da fotografia em que o Pedro está "contente" (aqui se trabalha outro conceito).
Todos fizeram a escolha correcta.



O André foi a excepção, adorou o facto de não ter de sujar as mãos.
O Tomás tentou despachar o mais rápido que conseguiu para ir brincar.







O Bruno e Leonor apesar de aborrecidos lá foram pintando quase que pensando: "que mal fizemos nós para merecer isto"









A Matilde pintou com muito gosto, tanto tanto que até rompeu o papel. É para isto que serve o treino....



2º trabalho:
Observar as duas imagens e pintar de "verde" (cor) o copo que tem "muitos" lápis e canetas (conceito de muito/pouco).
Todos escolheram a cor correcta e pintaram o copo correcto.
Nota: Não apresento os trabalhos de todas as crianças porque a pintura foi feita com lápis de cor e elguns dos verdes escolhidos por serem claros e eles pintarem com pouca força não se percebe na digitalização que estão pintados, daí não estarem aqui expostos.
Os parabéns para a Matilde que nestes trabalhos de pintura com lápis e/ou marcador revelou grande maturidade e perfeição na realização dos mesmos.

3º trabalho:
Observar e descrever a imagem, pintar apenas os lápis que estão "em cima" da mesa (conceito em cima/em baixo).
Todos escolheram apenas os lápis em cima da mesa sem qualquer influência da minha parte, quando questionava onde estavam os outros lápis que não estavam "em cima" da mesa a maior parte das crianças espreitou para debaixo da nossa mesa e disse que estavam no chão.


Balanço final: muito positivo!

Sem comentários: