17/05/09

Visita ao Exploratório

Olá amiguinhos, mais uma vez fomos passear e foi muito divertido.
Quem disse que somos muito pequenos para ir ao Exploratório???
Aqui fica uma descrição do nosso passeio:
1º) Sessão de astronomia: medo do escuro? nós? quem disse? adorámos. No meio de silêncio e da explicação das estrelas ouve-se a voz da Leonor: "já não vejo a Lua".
E ao longo do dia ao serem questionados o que tinham ido ver, a resposta era sempre a mesma: as estrelas.

Depois da sessão de astronomia fomos subdivididos e, por sugestão da Lili, ficámos todos juntos (nós, os do mundo encantado, que é como quem diz os da sala dos 2 anos: crianças e educadora, nesta altura juntou-se a nós a avó do Bruno, a quem deixo um muito obrigada: pela companhia sempre agradável mas, acima de tudo, pela preciosa ajuda que sempre dá, com os mais pequenos, duas mãos e dois olhos a mais são sempre bem-vindos).

2º) Caleidoscópio
Ali dentro estamos nós, a espreitar os diversos espelhos que nos faziam estar em todo o lado...



3º) Instrumentos musicais
É pena estas coisas serem pesadas... Na nossa sala era uma alegria!!
4º) Pintura mágica
Não é que a malvada da pintura desaparece.
NOTA: A pintura que fizemos foi de todos, cada um de nós pintou um bocadinho.
5º) Cortina brincalhona
Como podem perceber esta fotografia é dos meninos mais crescidos mas não havia nenhuma nossa. Mas foi um espectáculo digno de ver... demorou algum tempo, porque alguns de nós não achámos piada ater que esperar que a cortina (tipo bola de sabão) subisse para depois soprar, era muito mais giro furar com os dedos. Que o diga o nosso amigo Tomás e o André que lhe resolver seguir as pisadas. Para poder ver o efeito foi preciso a Lili dizer para pôr as mãos nos bolsos e podermos fazer bolinhas sabão gigantes. Muito muito bonito.
6º) Sabores
Não há provas do crime mas nós estivemos a comer açúcar... E todos disseram sem hesitar que era açúcar ou que era doce!
NOTA: De notar que antes da actividade a monitora perguntou me se alguma das crianças tinha problemas que não lhe permitisse comer açúcar.
7º) Sr. Esqueleto
Devem estar a pensar que não é boa ideia esqueletos e crianças de 2 anos... Pois mas correu bem, só o Bruninho é que não quis mexer. O Tomás e a Leonor mexeram destemidamente (deram apertos de mãos e festinhas) e falaram com ele "Bom dia sr Esqueleto". O André e a Matilde mais reservados mas acabaram por também tocar com a mão da Lili por perto tudo se fez.
8º) Rodopiando
Mais uma vez percebem que não era possível estar em todo lado ao mesmo tempo a fotografar mas apenas para terem a ideia, também rodopiámos por aqui...
9º) Sensações tácteis
Como podem perceber sensações tácteis e André são duas coisas que dificilmente combinam, foi necessário a Lili estar com mil e uma explicações e colocar a mão juntamente com a do André para conseguir que ele colocasse a mão em algum dos orifícios.
Os restantes valentes, colocaram as mãos e tentaram adivinhar (o Tomás conseguiu identificar um pau) quando não conseguiam adivinhar... espreitavam para ver (como se vê na fotografia o exemplo da Leonor).
10º) Pausa para chichi
Não temos fotografias e acho que mais nenhum dos grupos terá por lá passado mas saídas com crianças pequenas incluem estes pormenores... e lá fomos nós até à casa de banho: meninos, Lili, avó do Bruno, monitora... afinal somos um grupo ou não?...
11º) Torneiras mágicas
Não conseguimos chegar a um acordo mas estivemos aqui à conversa a pensar qual delas levariamos para a creche... Aproveitando fomos falando das cores, tudo serve para fomentar aprendizagem!
12º) Baloiço
Mais uma vez não há registo porque mais ninguém lá foi... uma rede elevatória em que andámos, foi muito divertido.

13º) Fotografia grupo
Olha o passarinho!!! Para a posteridade.
Perdoem-me se faltou algum pormenor mas tentei que viajassem conosco pelo Exploratório. Recomendo a vista!
Beijinhos e até breve

1 comentário:

Susana disse...

Para a próxima venham até à Fábrica - Centro de Ciência Viva da UA! =) gostei do post! =) beijinho e boa semana de trabalho!