31/05/09

Desencantos da vida...

Habitualmente deixo-vos apontamentos do meu estado de espírito.
Ouvi esta música pela primeira vez já lá vão alguns meses e achei-a triste, demasiado triste...
Deixo-a aqui hoje porque nem sempre a vida é tão encantada como gostaríamos...
Boa semana para todos.

http://www.youtube.com/watch?v=8srgfw7GDkM

Lili


29/05/09

Tudo tem cor...

Esta semana trabalhámos as cores na historinha do Nino, da Nina e do Guau.
Fizemos algumas associações de cores no momento da história e temos umas pinturas para fazer mas tudo ficou um pouco atrasado com a confecção da prenda do Dia Mundial da criança.
Estão um máximo e acreditem que têm cá uma história... E muita gargalhada envolvida...
Prometemos contar tudo e colocar fotos assim que as mostrarmos aos nossos pais, até lá vivam e riam conosco...
Beijinhos aqui da malta d' omundoencantado.

A doçura do salame (as fotos)...

Olá amiguinhos, aqui fica um registo (exaustivo) do que foi a confecção do nosso salame de chocolate.
Pedimos desculpa por não partilhar as nossas expressões (deveras engraçadas) mas mais uma vez por segurança, os rostos estão omitidos.
Divirtam-se conosco!
1º passo: misturar o açúcar com a manteiga e toca a mexer, mexer mexer... Até a Carolina Miguel (que faz parte da sala do 1 ano deu uma mexidela).

2º passo: com uma colher de pau gigante partir as bolachas que estavam escondidas dentro do pano... A Lili deu o exemplo de como se fazia mas a convicção com que cada um fez a batidela foi muito variável, mesmo muito... Aliás, no caso do Tomás foi tão variável que a Lili precisou de uma retirava estratégica muito rápida...


3º passo: continuar a brincadeira com a colher de pau....
4º passo: separar as claras das gemas e envolver na massa, nunca pensei que fosse tão deslumbrante por pouco não estavam todos dentro da taça e o ar de espanto!... É mesmo fantástico poder proporcionar experiências novas às crianças.
5º passo: colocar o chocolate em pó e as bolachas partidas na mistura e envolver bem com as mãos...
6º passo: provar e verificar se está a gosto
7º passo: voltar a provar para rectificar que não falta nada...
P.S. Caso se verifique necessidade podem repetir-se o passo 6 e 7 vezes sem conta!!!
8º passo: envolver em papel de alumínio
9º passo: fazer excursão ao frigorífico e deixar no frio de um dia para o outro
10º passo: arranjar coragem e proceder à limpeza de caras, mãos, mesas, chão e todo o material envolvido na confecção do salame...
11º passo: esperar pelo lanche do dia seguinte para devorar esta doçura...

24/05/09

Que doçura...

Olá a todos...
Sim ,é verdade todos nesta sala somos uma doçura, mas não é a isso que se refere esta mensagem mas sim à doçura que fizemos na 5ª feira à tarde e que nos serviu de lanche na 6ª feira.
Um dia não são dias, e tivemos uma experiência culinária confeccionar salame de chocolate (actividade colectiva da creche e do jardim-de-infância).
Podemos contar-vos que foi tudo muito giro: partir bolachas com a colher de pau gigante (e comê-las!), mexer com a colher de pau, ver a Lili separar os ovos, mas o melhor mesmo foi a parte de amassar com as mãos.
E qualquer bom cozinheiro tivemos que nos encarregar de provar, e para que não restassem dúvidas provar de novo e como não há duas sem três, o melhor é dar mais uma provadela.
Mas por muito divertido que isto vos pareça, só com fotos é que poderão perceber a diversão que foi.
Assim que elas estiverem disponíveis vou colocá-las aqui para que se riam conosco e de nós.
Até lá, beijinhos grandes e fiquem no nosso mundo encantado.

17/05/09

Tiago e Gabriel

Ao longo de quase 3 anos tenho tentado mimar o mais que posso o Gabriel, apesar das distâncias.
Hoje fica aqui o meu primeiro "mimo oficial" para o Tiago (que ainda está para nascer) com a promessa de procurar estar mais presente na vida dele do que tenho estado na do Gabriel.
Caso não seja possível, mesmo à distância estão sempre no meu coração (a prova é que passei a tarde de domingo a fazer-vos este mimo).
Aos meus dois sobrinhos uma grande grande beijo.
Tia Lili



Visita ao Exploratório

Olá amiguinhos, mais uma vez fomos passear e foi muito divertido.
Quem disse que somos muito pequenos para ir ao Exploratório???
Aqui fica uma descrição do nosso passeio:
1º) Sessão de astronomia: medo do escuro? nós? quem disse? adorámos. No meio de silêncio e da explicação das estrelas ouve-se a voz da Leonor: "já não vejo a Lua".
E ao longo do dia ao serem questionados o que tinham ido ver, a resposta era sempre a mesma: as estrelas.

Depois da sessão de astronomia fomos subdivididos e, por sugestão da Lili, ficámos todos juntos (nós, os do mundo encantado, que é como quem diz os da sala dos 2 anos: crianças e educadora, nesta altura juntou-se a nós a avó do Bruno, a quem deixo um muito obrigada: pela companhia sempre agradável mas, acima de tudo, pela preciosa ajuda que sempre dá, com os mais pequenos, duas mãos e dois olhos a mais são sempre bem-vindos).

2º) Caleidoscópio
Ali dentro estamos nós, a espreitar os diversos espelhos que nos faziam estar em todo o lado...



3º) Instrumentos musicais
É pena estas coisas serem pesadas... Na nossa sala era uma alegria!!
4º) Pintura mágica
Não é que a malvada da pintura desaparece.
NOTA: A pintura que fizemos foi de todos, cada um de nós pintou um bocadinho.
5º) Cortina brincalhona
Como podem perceber esta fotografia é dos meninos mais crescidos mas não havia nenhuma nossa. Mas foi um espectáculo digno de ver... demorou algum tempo, porque alguns de nós não achámos piada ater que esperar que a cortina (tipo bola de sabão) subisse para depois soprar, era muito mais giro furar com os dedos. Que o diga o nosso amigo Tomás e o André que lhe resolver seguir as pisadas. Para poder ver o efeito foi preciso a Lili dizer para pôr as mãos nos bolsos e podermos fazer bolinhas sabão gigantes. Muito muito bonito.
6º) Sabores
Não há provas do crime mas nós estivemos a comer açúcar... E todos disseram sem hesitar que era açúcar ou que era doce!
NOTA: De notar que antes da actividade a monitora perguntou me se alguma das crianças tinha problemas que não lhe permitisse comer açúcar.
7º) Sr. Esqueleto
Devem estar a pensar que não é boa ideia esqueletos e crianças de 2 anos... Pois mas correu bem, só o Bruninho é que não quis mexer. O Tomás e a Leonor mexeram destemidamente (deram apertos de mãos e festinhas) e falaram com ele "Bom dia sr Esqueleto". O André e a Matilde mais reservados mas acabaram por também tocar com a mão da Lili por perto tudo se fez.
8º) Rodopiando
Mais uma vez percebem que não era possível estar em todo lado ao mesmo tempo a fotografar mas apenas para terem a ideia, também rodopiámos por aqui...
9º) Sensações tácteis
Como podem perceber sensações tácteis e André são duas coisas que dificilmente combinam, foi necessário a Lili estar com mil e uma explicações e colocar a mão juntamente com a do André para conseguir que ele colocasse a mão em algum dos orifícios.
Os restantes valentes, colocaram as mãos e tentaram adivinhar (o Tomás conseguiu identificar um pau) quando não conseguiam adivinhar... espreitavam para ver (como se vê na fotografia o exemplo da Leonor).
10º) Pausa para chichi
Não temos fotografias e acho que mais nenhum dos grupos terá por lá passado mas saídas com crianças pequenas incluem estes pormenores... e lá fomos nós até à casa de banho: meninos, Lili, avó do Bruno, monitora... afinal somos um grupo ou não?...
11º) Torneiras mágicas
Não conseguimos chegar a um acordo mas estivemos aqui à conversa a pensar qual delas levariamos para a creche... Aproveitando fomos falando das cores, tudo serve para fomentar aprendizagem!
12º) Baloiço
Mais uma vez não há registo porque mais ninguém lá foi... uma rede elevatória em que andámos, foi muito divertido.

13º) Fotografia grupo
Olha o passarinho!!! Para a posteridade.
Perdoem-me se faltou algum pormenor mas tentei que viajassem conosco pelo Exploratório. Recomendo a vista!
Beijinhos e até breve

Fazendo selecção...

Olá amiguinhos.
Os trabalhos que fizemos esta semana foram mais uma vez relacionados com conceitos e escolhas. Tinhamos que escolher apenas uma das imagens consoante aquilo que a Lili nos pedia e depois pintar apenas essa.
Foi difícil, em alguns casos, porque queriamos pintar os dois mas a Lili explicou que apenas íamos pintar um de cada.
Além disso, o modo como pintámos não é o nosso favorativo e para alguns de nós foi um verdadeiro sacrifício. Há alguma piada piada em pintar com lápis e marcadores?...
É muito mais giro pôr as mãos na tinta e sujar tudo... Mas pacientemente a Lili explicou que estamos quase a ir para a sala dos meninos crescidos e por isso temos que aprender a pintar com lápis e marcadores... Convencidos??? Nem por isso.
Nota: Todos os trabalhos foram feitos individualmente para que não houvesse influência de ouvir o outro dizer.
Aqui ficam as provas.
1º trabalho:
Observar as duas fotografias do Pedro e pintar a flor que está "por baixo" (aqui se trabalha um conceito) da fotografia em que o Pedro está "contente" (aqui se trabalha outro conceito).
Todos fizeram a escolha correcta.



O André foi a excepção, adorou o facto de não ter de sujar as mãos.
O Tomás tentou despachar o mais rápido que conseguiu para ir brincar.







O Bruno e Leonor apesar de aborrecidos lá foram pintando quase que pensando: "que mal fizemos nós para merecer isto"









A Matilde pintou com muito gosto, tanto tanto que até rompeu o papel. É para isto que serve o treino....



2º trabalho:
Observar as duas imagens e pintar de "verde" (cor) o copo que tem "muitos" lápis e canetas (conceito de muito/pouco).
Todos escolheram a cor correcta e pintaram o copo correcto.
Nota: Não apresento os trabalhos de todas as crianças porque a pintura foi feita com lápis de cor e elguns dos verdes escolhidos por serem claros e eles pintarem com pouca força não se percebe na digitalização que estão pintados, daí não estarem aqui expostos.
Os parabéns para a Matilde que nestes trabalhos de pintura com lápis e/ou marcador revelou grande maturidade e perfeição na realização dos mesmos.

3º trabalho:
Observar e descrever a imagem, pintar apenas os lápis que estão "em cima" da mesa (conceito em cima/em baixo).
Todos escolheram apenas os lápis em cima da mesa sem qualquer influência da minha parte, quando questionava onde estavam os outros lápis que não estavam "em cima" da mesa a maior parte das crianças espreitou para debaixo da nossa mesa e disse que estavam no chão.


Balanço final: muito positivo!

10/05/09

Carimbagem com formas

Batatas e rolhas serviram para carimbar as diversas formas, apenas para contactar de forma lúdica e verificar formas diferentes.





Bonecos geométricos

Olá amiguinhos, conforme prometido aqui fica o registo dos trabalhos relativos às formas.
Mais importante do que saber nomes e características, e tendo em conta a nossa idade, este trabalho era para conseguirmos identificar as formas que compunham o boneco que a Lili desenhou e construir um semelhante ao lado.
E olhem que não nos saímos mal... braço acima, perna abaixo, chapéu torto... Mas o importante estava lá!




05/05/09

Avaliações

No projecto apresentado no inicío do ano estavam previstas 3 avaliações no final de cada trimestre, como já devem ter percebido deveriam ter recebido a 2ª avaliaçao por altura da Páscoa, tal não foi possível devido a alguns condicionalismos temporais.
Desta forma, e para possibilitar o cumprimento do projecto apresentado dentro de limites temporais que permitam a todas as crianças realizar as actividades (considerando os planos de férias já apresentados), a 2ª avaliação não se realizará e durante o mês de Junho será efectuada uma avaliação final.
De qualquer forma, todas as dúvidas e/ou preocupações sobre as quais queiram algum tipo de esclarecimento e/ou ajuda poderão contactar comigo e colocar essas questões.
Beijinhos a todos.

Trabalhando conceitos...

Olá...
Nempre sempre no seguimento das histórias tem que haver um vistoso trabalho de expressão plástica, estamos a trabalhar histórias que contêm conceitos que têm sido trabalhado de forma simples...
Conceitos de quantidades, tamanhos e ainda esta semana serão trabalhadas as formas...
Desde já aqui fica o registo do que já foi feito e depois anexaremos o que fizermos relativamente às formas.

UM /// MUITOS

GRANDE /// PEQUENO
Beijinhos...